All for Joomla All for Webmasters

Cláudio Brisighello

Comecei a escalar em 2000 na 90 Graus, primeiro ginásio do Brasil localizado na capital paulista, onde nasci. Quem me acompanha sabe que sou um escalador "low profile", que não gosta de falar de conquistas pessoais, que não busca mérito em seus ofícios, que ama a arte pela arte. Falar de mim mesmo é então mais complicado que os mais duros boulders que eu abri! O pouco que me exponho em redes sociais vai dar a impressão de que a Five Ten está apoiando um aprendiz de chef, padeiro, homebrewer, DJ, etc.! Onde está a escalada nesse indivíduo? Poxa, ela está presente em todos os meus atos! Bom, vamos tentar ser um pouco mais claro...

Tentar apresentar minha história como escalador através de feitos ou resultados é no mínimo parcial, uma vez que devo muito aos grandes escaladores com quem tive o privilégio de cruzar caminhos nestes 16 anos de escalada. Vou evitar citar nomes pela injustiça de esquecer alguém, pois lista é estensa, mas saibam que sou grato por tantas boas influências e não poderia me apresentar sem iniciar com este reconhecimento.

Hoje tenho uma satisfação gratuita em poder retribuir um pouco do muito que a escalada me ensinou, vivendo em um dos grandes pólos de montanhismo do país. Foi em São Bento do Sapucaí onde dei meus primeiros passos na rocha. Um bom filho a casa torna? Eis que depois de morar na maravilhosa Rio de Janeiro, abandonei toda uma carreira profissional bem sucedida para ir viver a vida simples pertinho da Pedra do Baú, essencialmente com minha esposa e parceira Yuri. Desde 2010 então, venho me dedicando aos boulders, motivado pelo grande potencial neste cantinho da Mantiqueira. Infelizmente, a rapadura é doce mas não é mole: encontrar e escalar pequenas pedras por aqui é algo um tanto difícil, pois muitas delas se escondem em densa mata atlântica, sempre rodeadas por propriedades particulares. Mas se assim é, assim será e não por acaso, a cada ano que passa surgem centenas de novas linhas, novos setores, lindos e evolutivos clássicos, números que abro mão de citar, pois não fazem jus ao enorme trabalho envolvido (e que certamente não se credita somente à minha pessoa).

Se atualmente o Brasil possui grandes mecas de bouldering de estilos variados, fico feliz que pelo menos uma delas seja constituída de gnaisse - a região de São Bento e sul de Minas - às vezes referida, exageradamente, como a "Suíça brasileira". Poder contribuir de alguma forma com o cenário nacional desta modalidade é gratificante mas, no entanto, o meu objetivo maior é simplesmente inspirar, sobretudo, um humilde exemplo de postura, consciência e respeito. Ao educar nossas identidades, a evolução se torna mera consequência.

A FiveTen Brasil é assim, muito mais que uma importação de calçados esportivos de qualidade. Estamos falando de verdadeiros escaladores por detrás da marca, uma paixão que ilustra os principais casos de negócio ou das empresas de escalada em pleno país do futebol. São vários eventos apoiados a cada ano, vários atletas equipados pela 5.10, de fortes competidores a ídolos consagrados, dos que estrelam as manchetes aos que constroem os bastidores. Um time que me deixa lisonjeado e motivado a seguir em frente. Pense nisso na hora que for escolher sua próxima sapatilha. Incentive quem incentiva o nosso esporte!

Site pessoal: yuri.com.br/claudio

Siga o Cláudio no Instagram: @claudiaoclubedos30

Log in

create an account