All for Joomla All for Webmasters

Escalada e Corrida

Começo adiantando que este texto não tem qualquer embasamento teórico, é apenas o compartilhamento da minha recente experiência com a corrida.

Normalmente, quando por algum motivo relacionado aos membros superiores eu era impossibilitada de escalar, recorria à corrida para não ficar deprimida no sofá. Já foram alguns começos, mas sempre que eu voltava a escalar, parava de correr.

Em maio deste ano, resolvi que queria recomeçar a correr para ver se eu ganhava algum condicionamento aeróbico, já que o meu sempre foi péssimo. Comecei com três vezes na semana, treinos intervalando corrida e caminhada, primeiro de 30 minutos, que logo se estenderam para 40 minutos. Uns dois meses depois, já estava treinando quatro vezes na semana, alternando estes treinos intervalados de longa duração com treinos de HIIT. Até que veio a vontade de me desafiar mais e troquei um dos treinos intervalados de longa duração por uma corrida de 5 km semanal.

Além dos desafios da própria corrida, o mais interessante foi que, com poucas semanas de treino, percebi que a minha resistência na escalada estava bem melhor. Na minha escalada, eu sempre sentia que tijolava rápido, mas conseguia recuperar nos descansos (até em “cansos”). Porém, agora com a corrida, mesmo sem estar treinando resistência há um bom tempo, percebo que eu preciso descansar cada vez menos nos descansos das vias, além de algumas vezes eu já ter me pegado pensando: “Por que estou demorando tanto neste descanso? Não estou tijolada!”

Como exemplo, no início desta temporada, entrei em uma via de 35 metros e, mesmo eu tendo treinado o inverno todo, fiquei surpresa com o quão tijolada eu fiquei e, por isso, nem dei um segundo pega. Recentemente, voltei nesta via sem pretensões, já que estou praticamente apenas escalando na rocha e fazendo uns treinos de força no finger. Resultado: sem estar treinando resistência, sem lembrar direito dos movimentos e sacando as costuras, mandei a via na primeira tentativa, descansando apenas para acalmar a mente e tentar lembrar das passadas!

Eu já treinei muita resistência no muro de escalada, mas nunca senti minha resistência tão boa quanto agora com os treinos de corrida!

Confesso a vocês que, durante os treinos de corrida, eu fico contando os minutos para acabar, mas os benefícios que eles estão trazendo para a minha escalada compensam o tédio! Por isso, recomendo àqueles que querem melhorar a resistência que procurem um profissional de educação física, coloquem um tênis legal e bora correr!

Log in

create an account