All for Joomla All for Webmasters

Como Aproveitar Melhor a Sua Trip de Escalada

Férias chegando, destino da trip de escalada definido, passagens compradas e hospedagem reservada, é hora de procurar as vias mais clássicas do pico e planejar em quais entrar. Aí que vêm as dúvidas, qual o grau das vias que vou tentar? Vou escalar mais à vista ou projetar vias mais difíceis?

A respostas a estas perguntas pode acabar definindo se sua viagem será um sucesso ou um fracasso, em questões puramente de cadenas ou, ainda, no que diz respeito a conhecer bem a região. Então, vou apresentar um pouco do meu ponto de vista.

Primeira coisa, você já conhece o pico? Escalou lá quantas vezes? Bom, se for um destino novo, a minha sugestão é que opte por conhecer o maior número de vias, portanto será necessário abaixar um pouco o grau se quiser voltar para casa com algumas cadenas.

Porém, se já não é a primeira nem a segunda vez que você escala este pico, talvez seja a hora de entrar em vias mais difíceis, perto do seu grau máximo, nas quais você provavelmente precisará de mais entradas, ou seja, mais tempo para ter sucesso.

Outra questão é quanto tempo durará a sua viagem. Se a viagem é curta, de alguns dias, eu manteria a estratégia apresentada a cima, ou seja, se já conhece bem o pico, tenta vias mais difíceis, se ainda não conhece direito, prefira a escalada à vista de vias mais fáceis.

Se você é sortudo e sua viagem durará um bom tempo, mesmo que seja a sua primeira vez escalando no destino, é interessante, de repente, dar uma projetada. Nos primeiros dias, ou talvez na primeira semana, escale vias mais fáceis, para se aclimatar bem com o diferente estilo de escalada. Depois de aclimatado, é hora de escolher um projeto e dedicar-se a ele.

No fim, sempre que se projeta uma via em uma viagem, há a possibilidade de não voltar para casa com a cadena. Isso talvez signifique que você não obteve sucesso, porém é dos fracassos que se aprende mais!

Foto: Bianca na via Zorro in Condotta 7a - Arquivo Pessoal.

Log in

create an account